Origem - Modelos de Protocolos

Comparação modelo OSI com TCP/IP   



Em uma rede, os equipamentos precisam se comunicar. Para isso, surgiram protocolos de comunicação e modelos para eles. Entre eles, existe o modelo TCP/IP. O nome vem de dois de seus protocolos o TCP e o IP.

De uma maneira simples, pode-se dizer que protocolo é a "língua" que os equipamentos ligados em uma rede utilizam para se comunicarem. Dessa forma se permite que equipamentos de diferentes tecnologias, fabricantes e finalidades possam se entender.

Sem os protocolos de comunicação padronizados, seria difícil, por exemplo, que existisse um rede de alcance mundial como an Internet.

Para padronizar a criação de protocolos, foi criado em 1971 e formalizado em 1983 o modelo OSI (Open Systems Interconnection). Este modelo characterize uma arquitetura de protocolos para redes. Com ele, diferentes fabricantes podem produzir seus equipamentos de maneira a se comunicarem, interpretar an informação contida na comunicação e executar a tarefa solicitada.Esse modelo, desde então, serve de parâmetro para protocolos de comunicação entre diferentes tipos de sistema, garantindo a comunicação start to finish.

Através do Modelo OSI, é possível realizar a comunicação entre máquinas distintas e definir regras genéricas para an elaboração de redes de computadores, independentemente da tecnologia utilizada ou até mesmo da distância entre essas redes.

Comentários